(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

Compartilhar

DEDICA – Programa inédito no Brasil, agora conta com sede própria

agosto 30, 2016 - Jorge

Nenhum Comentário

Ação coordenada pela médica Luci Pfiffer atua em defesa dos direitos da criança e do adolescente

O primeiro programa no Brasil a prestar atendimento especializado e interdisciplinar a crianças e adolescentes, vítimas de violência grave ou gravíssima, ganhará sede própria. No dia 31 de agosto, às 15h, foi inaugurada a casa do Programa Dedica – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, na rua General Carneiro 95, Alto da Glória, em Curitiba. Clique aqui, assista ao vídeo institucional do Programa Conecte-se ao que Importa, uma iniciativa do Programa Dedica, Associação dos Amigos do HC e apoio científico da SPP.

O imóvel foi adquirido pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, gestora do programa, com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência, deliberados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). , por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.

Até então, um grupo de profissionais especializados, liderados pela Dra. Luci Pfeiffer, pediatra, psicanalista e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente, atendeu voluntariamente dentro da estrutura do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, uma vez na semana, crianças e adolescentes vitimados. De acordo com a médica, a demanda reprimida sempre foi grande nas varas de crimes contra a Infância e a Adolescência e há um número expressivo de processos sem solução.

“Depois de um intenso trabalho de aglutinação de forças, liderados pelo presidente da Associação dos Amigos do HC, Dr. Euclides Scalco, o trabalho será realizado de forma profissional e integrada, entre os Amigos do HC e o Complexo Hospital de Clínicas, que já instituiu, em sua estrutura, o Programa PróPiá”, conta Maria Elisa Paciornik, diretora superintendente executiva da Associação. Participam ainda o Ministério Público Estadual, o Tribunal de Justiça do Paraná, as secretarias de Estado da Educação, da Saúde, da Família e do Desenvolvimento Social, da Segurança Pública e Administração Penitenciária. A Prefeitura de Curitiba será representada pela Fundação de Ação Social (FAS) e pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.

O corpo de profissionais que atuará na nova sede contará com pediatras, psicólogos, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeiros. A expectativa é de 40 atendimentos por dia.
Outro vetor importante do programa é a formação de pessoal. Por meio da Universidade Federal do Paraná, os alunos de Medicina, Psicologia, Direito, Enfermagem, entre outros, contarão com grade específica sobre o tema no currículo. Residentes do HC também passarão pelo Programa. O Dedica propiciará ainda cursos para professores, atendentes de creches, e de Centros de atendimento social e de Esportes, de forma que os responsáveis se capacitem para detectar sintomas nas crianças sob seus cuidados.

Sobre a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas

A Associação dos Amigos do HC é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1986, que trabalha para angariar recursos e congregar esforços da comunidade em prol do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. A Associação está localizada na Avenida Agostinho Leão Júnior, 336, Alto da Glória, em Curitiba. Doações podem ser feitas pelo 0800-6011010, pelo site www.amigosdohc.org.br ou por depósito no Banco Itaú, agência 4122, conta corrente 17762-1. Empresas que declaram lucro real podem destinar até 1% do imposto para os projetos da instituição e pessoas físicas podem destinar até 6% do valor do imposto devido.

Jorge

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *