(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

Compartilhar

40 anos da UTI do Pequeno Príncipe são celebrados pelos pediatras

agosto 10, 2017 - Sociedade Paranaense de Pediatria

Nenhum Comentário

A comemoração dos 40 anos da UTI Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, simbolizou o ponto alto da comemoração da Jornada realizada em parceria entre este centro, que é referência no país; e a Sociedade Paranaense de Pediatria.

A presidente da SPP, Dra. Kerstin Taniguchi Abagge (que foi residente do Pequeno Príncipe), disse que se sentia honrada por também fazer parte da história da instituição. Acrescentou que o fato de o Pequeno Príncipe ser um centro de referência nacional a fez despertar o interesse pela pediatria.

O diretor clínico do Pequeno Príncipe, Dr. Donizetti Giamberardino Filho, falou que, no Hospital, os serviços “se ajudam e se complementam”. Esta peculiaridade, na opinião do médico, é que permite ao Pequeno Príncipe ser construído aos poucos, “tijolo a tijolo”. Enalteceu o trabalho do Dr. Paulo Ramos David João à frente das UTIs Pediátricas e por ter fundado a Residência na área do Hospital.

O Dr. Paulo, homenageado da noite, disse que o Pequeno Príncipe só não recebe maior número de pacientes pela falta de espaço. Informou que, pela residência do centro médico, já passaram 44 especialistas. São pessoas que, em sua opinião, contribuíram e contribuem para transformar o serviço em uma “grande e unida família”.

A presidente da Jornada, Dra. Sandra Lange Zapone Melek, disse que o Pequeno Príncipe representa hoje uma das principais demandas em atendimento de emergência em Pediatria no Paraná e no Brasil. Médicos como o Dr. Paulo, formador de cirurgiões, tiveram e têm contribuição significativa para este reconhecimento, segundo a Dra. Sandra.

A programação encerrou com conferência proferida pelo Dr. Eduardo Juan Troster (SP), intitulada “Morte Digna em Pediatria: Respeitando nossos pacientes para que morram em Ortotanásia”. Entre outros pontos, ele destacou que cabe ao médico pediatra definir quem é o paciente terminal; sempre oferecer o cuidado paliativo; compartilhar decisões; cuidar de quem cuida; estudar como ajudar pacientes em fase terminal. Ao final, os participantes do Congresso confraternizaram-se em coquetel realizado na churrasqueira da Sociedade.

Sociedade Paranaense de Pediatria

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *