(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

Compartilhar

“Conecte-se ao que Importa”, ação pioneira no país de combate à violência

outubro 11, 2017 - Jorge

Nenhum Comentário

Os Amigos do Hospital de Clínicas da UFPR, por intermédio do Programa Dedica, com o apoio da SPP, presta assistência interdisciplinar para crianças e adolescentes vítimas de violência, por meio do Programa DEDICA – Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.  A iniciativa é pioneira no país e modelo nacional em atendimentos a crianças e adolescentes que vivem em situações de violências. Clique aqui, entre no site do Dedica.

O Dedica tem como coordenadora a pediatra e psicanalista  Dra. Luci Pfiffer, presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SPP.

O corpo de profissionais que atua na sede conta com pediatras, psicólogos, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeiros. A média de atendimentos é de 40 ao dia.

Outro vetor importante do programa é a formação de pessoal. Por meio da Universidade Federal do Paraná, os alunos de Medicina, Psicologia, Direito, Enfermagem, entre outros, contam com grade específica sobre o tema no currículo. Residentes do HC também passam pelo Programa.

O Dedica propicia, ainda, cursos para professores, atendentes de creches e de Centros de atendimento social e de Esportes, de forma que os responsáveis se capacitem para detectar sintomas nas crianças sob seus cuidados.

O Programa recebe crianças e adolescentes encaminhados pelo Hospital de Clínicas, pelo Ministério Público, Vara da Infância, Conselhos Tutelares, Delegacias e de outros centros de atendimento.

Presta assistência interdisciplinar gratuita, médica, psicológica, psicanalítica, social e faz os encaminhamentos das medidas de proteção legal para as vítimas, responsáveis e agressores, estes quando passíveis de tratamento.

O Programa é beneficiado com a destinação de Imposto de Renda de Pessoas Físicas e Jurídicas, via Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Clique aqui, assista ao vídeo institucional.

 

Jorge

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *