(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

Compartilhar

Teste do olhinho, essencial para detectar precocemente a catarata congênita

janeiro 25, 2019 - Jorge

Nenhum Comentário

O teste do olhinho é essencial. Ajuda a livrar um bebê de complicações sérias na visão. É extremamente importante pelo fato de que a criança que nasce com catarata congênita, uma doença grave, deve ser operada dentro das primeiras 12 semanas de vida, ou seja até o terceiro mês após o seu nascimento. Para que a cirurgia ocorra, o diagnóstico da catarata deve ser feito precocemente, conforme definido em legislação estadual.

A Dra. Ana Tereza Ramos Moreira, responsável pelo Departamento Científico de Oftalmopediatria da SPP, lembra que o teste do olhinho foi instituído por lei há vários anos. No Paraná, a lei estadual referente ao teste do olhinho foi assinada pelo governo estadual em 28 de dezembro de 2004. Clique aqui, confira a íntegra da lei.

A médica explica que a precocidade no diagnóstico e tratamento se deve ao fato de que, para que a criança atinja visão compatível com a normalidade, nenhum tipo de opacidade dos meios transparentes do olho deve impedir a passagem de estímulos visuais para a retina e para o cérebro (sistema nervoso central)., após a décima segunda semana de vida do bebê.

O teste do olhinho, acrescenta a Dra. Ana, busca opacidades nos meios transparentes, como a catarata, mas também permite o diagnóstico do glaucoma congênito, pois detecta alterações estruturais no globo ocular, para estes casos, tais como globo ocular com diâmetro maior do que o normal e opacidade corneana.

Clique no link, leia documento emitido há dias pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica.

Jorge

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *