(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

História

Pioneiros

A Sociedade Paranaense de Pediatria foi fundada em Curitiba com a denominação de “Sociedade de Pediatria do Paraná” no dia 25 de Março de 1934, pelos doutores Cesar Pernetta, Homero de Mello Braga, Julio Moreira, Garcez do Nascimento, Otavio da Silveira, Mario Gomes, Carlos Moreira, Raul Carneiro, Álvaro Pinto, Libanio Cardoso, Heitor Borges de Macedo, Antonio Amarante, e os então acadêmicos de medicina Waldemar Monastier, Bruno Feliciano de Castilho, Mansur Feres, Leniro Ribeiro Bittencourt, Acir Caron Picanço, Alcides Silva, Fausto de Castro Guimarães e Ito Carias de Oliveira. Reunidos no salão nobre do Hospital de Crianças de Curitiba a Diretoria foi assim constituída: Presidente o Prof. Cesar Pernetta; Vice-Presidente o Prof. Julio Moreira; Secretário o acadêmico Waldemar Monastier e, Tesoureiro o acadêmico Bruno Feliciano de Castilho.

Nova denominação

Em Setembro de 1948 um movimento de união em torno da Associação Médica do Paraná determinou o surgimento da “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná” sendo seus diretores os Profs. Irineu Antunes e Waldemar Monastier.
No ano de 1952 ocorreu a mudança da denominação “Secção de Pediatria da Associação Médica do Paraná” para “Departamento de Puericultura e Pediatria da Associação Médica do Paraná”, cujo Presidente foi o Dr. Aroldo Beltrão. Sucedem-se então gestões de inúmeros Presidentes: Álvaro Teixeira Pinto (1953 e 1954); Plínio de Mattos Pessoa (1955 e 1966); Oriente Franco de Godoy (1960); Domício Costa (1961), Renato Seiler de Camargo (1962); Helio Figueiredo Freire (1963) e Luiz Fenando Beltrão (1964).

Reorganização estatutária

Em 24 de Novembro de 1965 reorganização estatutária determina o surgimento do nome “Sociedade Paranaense de Pediatria” e o Presidente da Associação Médica do Paraná à época, Dr. Gastão Pereira da Cunha, hipotecou apoio para o movimento de emancipação e o então “Departamento de Puericultura e Pediatria” passa a ser administrado e incorporado pela Sociedade Paranaense de Pediatria e presidida pelo Dr. Diether Henning Garbers que exerceu com extrema devoção e empenho até o ano de 1994, tornando esta a Sociedade de especialidade que detém o maior número de associados dentre todas as demais congêneres.

Primeiros títulos de especialistas

Em 28 de Junho de 1967, em cerimônia especial foram entregues os 40 primeiros Títulos de Especialista em Pediatria concedidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Na data de 15 de Setembro de 1969, a Sociedade Paranaense de Pediatria é reconhecida como de Utilidade Pública pelo Estado do Paraná, através a Lei nº5.999, publicada em Diário Oficial nº162.
No ano de 1969 graças à realização do XVI Congresso Brasileiro de Pediatria e seus resultados altamente positivos, possibilitaram a aquisição da primeira sede própria dessa entidade, inaugurada em 26 de Setembro de 1970, localizada à Rua 13 de Maio nº 843.

Nova sede

A partir do ano de 1994 sucederam-se as Diretorias : Nelson Augusto Rosário Filho (1994/1995); Wilmar Mendonça Guimarães (1996/1997); João Gilberto S. Mira (1998/1999); Donizette Dimmer Giamberardino (2000/2001); Eliane Mara Cesáreo Pereira (2002/2007); Aristides Schier da Cruz (2007/2010); Darci Bonetto (atualmente com mandato de 2011 a 2013)
Nas gestões de Nelson Augusto do Rosário e Wilmar Mendonça Guimarães tornou-se viável a compra de terreno e construção de uma nova sede, inaugurada em 8 de Abril de 1998, localizada à Rua Desembargador Vieira Cavalcanti nº 550, contando com auditório para 250 lugares e espaço gourmet denominado Espaço Diether Henning Garbers em homenagem àquele que por 29 anos dirigiu e engrandeceu esta Sociedade de especialidade.

Regionalização

Em 1984 a SPP interiorizou as suas atividades, setorizou eventos e atualização científica, aproximando pediatras do interior dos da capital. Surgiram polos nas cidades de Londrina, Maringá, Cascavel (criada durante a gestão do Dr. Lincoln Freire), Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

Academia Paranaense de Pediatria

No ano de 2008, em 25 de Março, foi fundada a Academia Paranaense de Pediatria (APP) com as finalidades de assessoramento em assuntos médicos, sociais e políticos, preservar e divulgar a SPP em todo o país, instituir prêmios para trabalhos científicos, criar e publicar edições científicas e, manter intercâmbios sócio-culturais com entidades congêneres no Brasil e no exterior. Sua primeira e atual Diretoria é composta pelos Acadêmicos: Presidente Diether Henning Garbers, Vice-Presidente Rômolo Sandrini Neto e Secretário Mitsuru Miyaki.

Conceitos

Desde o seu surgimento, a Sociedade de Especialidade Pediátrica no Estado do Paraná contou com a efetiva participação de inúmeros médicos que, com marcada consciência social e ética, participaram e participam dos inúmeros eventos científicos e educacionais que protegem o bem estar global da população infantil, atuando na elaboração e execução de políticas públicas a todos os níveis, promovendo campanhas de esclarecimentos à população e organizando didaticamente os imensuráveis avanços da medicina para que seus associados estejam sempre atualizados e disponíveis ao melhor e mais humanizado atendimento à infanto-adolescência.
A todos aqueles que, direta ou indiretamente engrandeceram e engrandecem essa especialidade e a nossa Sociedade Paranaense de Pediatria, deixamos o nosso maior reconhecimento e a nossa melhor gratidão e afeto.