(41) 3223-2570

   contato@spp.org.br

Compartilhar

Nascer Prematuro – data é lembrada neste dia 17 de novembro

março 13, 2017 - Sociedade Paranaense de Pediatria

Nenhum Comentário

Dras. Gislayne Nieto e Rosângela Garbers, ambas da SPP, são co-autoras de cartilha sobre o tema. Clique abaixo e saiba mais!

prematuridade2Você sabia que nesta última semana nasceram no Brasil, em média:

 

6.375* bebês prematuros ???

e

860* bebês considerados muito prematuros ou prematuros extremos

(com idade gestacional entre 22 e 32 semanas) ???

* Fonte: DATASUS, 2014

O nascimento prematuro é a principal causa de mortalidade em crianças com menos de 5 anos de idade ao redor do mundo.  Além disto, a prematuridade é um fator determinante para a ocorrência de doenças e danos na infância, particularmente o atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, problemas respiratórios crônicos e prejuízos à visão e à audição. 

CLIQUE AQUI – Leia entrevista concedida à Gazeta do Povo pela Dra. Gislayne;

CLIQUE AQUI – Leia reportagem publicada no portal JustMi

Objetivos do dia

O Dia Mundial da Prematuridade, celebrado no dia 17 de Novembro, tem como objetivo chamar a atenção para este grave problema de saúde, que afeta o futuro de tantas crianças e de suas famílias.

É tempo de reunir esforços para a implementação de pesquisas e iniciativas que possam reduzir a ocorrência da Prematuridade, ao mesmo tempo em que se busca promover a excelência do cuidado global para todos os recém-nascidos prematuros.

Para marcar esta data, anunciamos com grande satisfação que estará disponível a partir de hoje no site da Sociedade Paranaense de Pediatria e demais filiadas da SBP, o Manual de Orientação Aos Pais, Familiares e Cuidadores de Prematuros na Alta Hospitalar, de autoria das pediatras neonatologistas Dra. Gislayne Souza Nieto, Dra. Ligia Maria Rugollo, Dra Lilian Sadeck, Dra. Rita de Cássia Silveira e Dra. Rosângela Garbers.

É preciso trabalharmos juntos para dar a cada bebê sua chance de lutar!!!

Clique aqui para acessar o manual

 

Sociedade Paranaense de Pediatria

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *